Projeto social leva kitesurf para crianças e jovens de Barra Grande

A organização não governamental Projeto Vivo é um projeto social que promove a inclusão de crianças, adolescentes e jovens pelo aprendizado e prática do kitesurf. O trabalho da ONG é feito de forma voluntária pela Kite Escola Paraíso e por Isabel Lupiañez e João Bosco, membros da Associação Brasileira de Kitesurf e da Associação Piauiense de Kitesurf. As ações do Projeto Vivo tem caráter educativo, social e ambiental, e se mantém com parcerias, apoios e doações da sociedade civil.

   

As crianças e jovens de Barra Grande que são acolhidas pelo Projeto Vivo participam de atividades esportivas e prática de velejo, além de receber reforço escolar e lanche. Para estar nas ações da ONG, os participantes precisam ser engajados na escola: assiduidade, bom comportamento e evolução nos estudos contam como premissas para se manter no programa. O projeto social também trabalha a conscientização em relação ao meio ambiente e a importância do cuidado com a natureza de Barra Grande, ponto fundamental para a comunidade, que está localizada numa Área de Preservação Ambiental.

      

Criada em dezembro de 2013, a ONG completou 5 anos de sucesso realizando o 1º Campeonato Projeto Vivo de Kitesurf, em parceria com o município de Cajueiro da Praia. Participaram 22 atletas de nível profissional, 4 da categoria feminina e 12 da categoria infantil no evento que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na praia da Barra Grande. A ideia de promover um campeonato na praia veio dos próprios atletas acolhidos pelo projeto social, que pediam pela realização de um campeonato local.

   

Mas por que dentre todos os esportes a ONG escolheu o kitesurf? O esporte é difundido no litoral piauiense por conta das condições climáticas – muito vento e boa maré para velejar – o que atrai um bom público de atletas e amadores nacionais e estrangeiros ao longo do ano. Em Barra Grande há um movimento intenso de kitesurfistas, de modo que a população local acompanha esse fluxo para se aprimorar no esporte. Os campeonatos e eventos põem em foco os atletas locais, e promovem o trabalho dos que atuam também como instrutores nas escolas e como autônomos. Assim, as crianças e adolescentes participantes são estimuladas pelos benefícios da prática esportiva, e ainda tem a possibilidade de vislumbrar uma futura profissionalização dentro da sua própria comunidade, seja como atleta ou como professor de kitesurf.

    

Você pode acompanhar o trabalho do Projeto Vivo pelo blog, Instagram e Facebook.

Posted in Barra Grande and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *