Bar sustentável, da logística ao cardápio

No bar do hostel o pensamento sustentável está aplicado da logística ao cardápio. Para nós, viver de forma sustentável passa por todas as áreas da vida – da casa ao trabalho – porém requer organização, disposição e pesquisa. Felizmente hoje é possível encontrar informação sobre o tema para colocar em prática, ações que impactam de forma positiva o meio-ambiente e melhoram nossa qualidade de vida.

O bar do Raízes Eco Hostel é itinerante, e a cada temporada ele é conduzido por uma equipe diferente, que fica responsável pela criação, funcionamento e direção do serviço de alimentação e bebidas. Desde julho desse ano sob o comando do casal de viajantes Carla Rocha e Benjamín Moira, a logística de operação do bar foi elaborada a partir do conceito da permacultura do não desperdício, gerando menos lixo e economizando água. Trabalhando em diálogo com as premissas de sustentabilidade que fundamentam o hostel, Carla e Benjamín criaram não só um cardápio natural como todo um modo de operar e servir.

Por aqui não rolam copos, talheres, pratos ou canudos de plástico; não são  comercializadas bebidas em lata ou em garrafas plásticas. Cerveja, só de casco retornável. Os guardanapos são substituídos, quando possível, por folhas de chapéu-de-sol – as pizzas ficam um charme servidas na folha! A pia utiliza bacias para evitar desperdício de água, e separamos o lixo orgânico que vai pra composteira.

       

O cuidado com as pessoas e o meio-ambiente passa também pela alimentação. A comida é vegetariana e feita de forma artesanal – da massa e molho da pizza à granola do açaí -, e na maioria das vezes os produtos utilizados são agroecológicos. No Raízes Bar não se cozinha com ingredientes transgênicos e ultraprocessados, e evita-se ao máximo o uso de açúcar e alimentos industrializados. Carla e Benjamín preparam tudo com muito capricho, a comida é saborosa, e o melhor: os preços são bem em conta, ainda mais se tratando de uma produção artesanal e cuidadosa.

O cardápio criado pelo casal traz pizza (individual) artesanal nos sabores de berinjela, mussarela, marguerita e napolitana; espetinho de queijo coalho com melaço de cana; sopa cremosa de abóbora; açaí com banana e granola caseira; gelato pura fruta e alfajor recheado com doce de leite.

      

Para completar a composição do nosso eco-bar, às terças-feiras Benjamín – que se reveza nas funções de músico e pizzaiolo – toca ao vivo suas canções autorais e clássicos do blues, rock e soul. O bar é aberto de terça à domingo, das 18h às 23h. Raízes Bar é ecológico, alternativo, e também espaço local de convivência, diversão e troca de experiências entre viajantes, moradores e nativos de Barra Grande.

Posted in Raizes and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *