Composteira: revirar para manter

Você sabe como manter e cuidar de uma composteira, e para que elas servem? No Raízes Eco Hostel fazemos compostagem caseira para reaproveitar cascas de legumes e hortaliças, e reduzir a quantidade de lixo a ser descartado. Uma pesquisa recente apontou que das 160 mil toneladas de lixo produzidas atualmente, 57% é matéria orgânica. No Raízes temos duas composteiras que são cultivadas para fabricar terra adubada e fresca a partir dos alimentos consumidos na cozinha. No vídeo mostramos o processo de revirada de uma das composteiras.

Como funciona a composteira

As caixas de compostagem recebem diariamente resíduos sólidos, tais como: cascas e restos de frutas, legumes e verduras crus e cascas de ovos (não entram alimentos cozidos ou de origem animal). Cobrimos os restos jogados na terra com palha, para evitar moscas e facilitar a decomposição da matéria. Não precisa comprimir os restos e a palha, pois a terra precisa oxigenar. A cada 15 dias o conteúdo é revirado e regado para aerar a terra e facilitar a decomposição. Quando a mistura estiver bem homogênea é sinal de que a terra está boa para ser usada de adubo. O tempo dentro da composteira varia entre 1 e 3 meses, a depender do clima, da quantidade de resíduo e do tamanho da caixa.

As cascas de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, podem ser utilizadas para confecção de produtos de limpeza ecológicos. Dica: a Tati ensinou a receita, está disponível no destaque Ecologia, na nossa página do Instagram, só clicar lá e assistir!

Pra quem não tem quintal ou terreno grande, dá pra fazer uma composteira simples em uma caixa de plástico (tem vários vídeos no YT com dicas sobre como compostar dentro de casa). É fácil de fazer, reduz o lixo e emissão de gases, produz terra boa e ajuda o planeta!

Posted in Raizes and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *