Rota do Cavalo-Marinho

Na Rota do Cavalo Marinho

Um dos passeios tradicionais de Barra Grande, a Rota do Cavalo Marinho permite que os turistas conheçam bem a fauna e a flora que rodeiam a vila. Uma boa parte da praia de Barra Grande é uma faixa estreita de areia e vegetação entre o mar e uma lagoa, formada pelo encontro dos rios São Miguel e Carumupim.

Quem faz o passeio percorre todo o trecho do Rio Camboa, um braço do Carumupim, num barco a remo, desde perto da vila até a lagoa, e depois retorna pela praia de charrete. Ou o contrário, dependendo da maré.

Reprodução http://barragrandenews.com.br/atividades/
Reprodução http://barragrandenews.com.br/atividades/

No trecho de barco, existe a opção de sair e descer o rio flutuando, com um fraldão (um colete salva-vidas colocado como uma fralda). O rio é raso e não permite embarcações motorizadas, o que torna o cenário tranquilo e silencioso para relaxar, observar a natureza do manguezal preservada, os caranguejos, as garças brancas e azuis e muitos outros animais.

Reprodução: http://barragrandenews.com.br/atividades/

Para ver os cavalos marinhos, todos voltam para o barco e vão até uma ilha onde muitos deles vivem. O guia leva um aquário para colocar alguns deles, para que os visitantes possam ver mais de perto. Logo depois eles são devolvidos à água.

Os cavalos marinhos são peixes ósseos, que nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as barbatanas. Geralmente medem entre 15 e 18cm. Suas características marcantes são a cabeça alongada, com filamentos que lembram a crina de um cavalo, o mimetismo, como um camaleão, que muda de cor de acordo com o ambiente, e a capacidade de mexer os olhos separadamente.

Reprodução http://barragrandenews.com.br/atividades/

Infelizmente, hoje em dia todas as espécies de cavalo marinho estão ameaçadas de extinção, devido principalmente à pesca predatória e à destruição de seu habitat.

O passeio tem duração de duas horas e pode ser feito duas vezes ao dia pelo valor de R$65,00 por pessoa. O agendamento deve ser feito com antecedência, e pode ser combinado pessoalmente no centro de Barra Grande, ou por telefone. Aqui no Raízes Eco Hostel temos o contato de guias para todos os passeios e damos todo o suporte aos hóspedes no agendamento.

Posted in Barra Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *